PETER DRUCKER, um dos maiores pensadores sobre Administração da atualidade, afirmou que "o centro desta nova sociedade será a instituição administrada". Este é o primordial papel do administrador: fazer com que as instituições às quais pertencem sejam bem administradas. Ao refletir sobre esta abordagem, é essencial que se tenha sempre uma visão positiva do próprio futuro profissional.
Você que é recém formado em administração e ainda não sabe qual área de atuação seria a sua melhor escolha de carreira, seguem abaixo as àreas administrativas segundo o Artigo 2° da Lei 4.769, que define como campos privativos do Administrador:
- Administração Financeira
- Administração de Material
- Administração da Produção
- Administração Mercadológica/Marketing
- Orçamento
- Organização e Métodos e Programas de Trabalho
- Campos Conexos
Nestes pontos existem ramificações que podem facilitar o conhecimento da extensão das áreas de atuação para quem se identifica com a Administração de Empresas. É valido lembrar que o curso de Administração possibilita a atuação em áreas diferenciadas do mercado, seja em empresas de micro, pequeno, médio ou grande porte. Também se pode segmentá-las em empresas públicas ou privadas, ou ainda em empresas do ramo industrial, comercial, serviços ou rural.
Para melhor compreensão do que é ser administrador, seguem algumas sugestões de leitura:
http://www.aarc.org.br/legisla3.html - REGULAMENTO DA LEI FEDERAL Nº 4.769, de 09 de setembro de 1965 QUE REGULA O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE ADMINISTRADOR
www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4769.htm - LEI No 4.769, DE 9 DE SETEMBRO DE 1965.
Abraços!
Adriano Baptista